Ingreso rápido:  

Forum: Portuguese Forum

Tema: VDJ x Atalhos para mp3: opção segura?

Este tópico es antiguo y puede contener información incorrecta para la nueva versión.

Observei que posso jogar atalhos para os mp3 no playlist do vdj em vez de jogar o endereçamento direto do mp3. (isso pode ser útil para mim em algumas situações).
Alguém já faz isso? é seguro? há o risco do VDJ dar algum problema e não achar a musica no meio da festa?

valeu.
bfox
 

Mensajes Sun 23 Jan 11 @ 7:28 am
Speedy53PRO InfinityStaffMember since 2008
Vc tá falando de atalhos de teclado? Acessar uma música usando um atalho de teclado? Se for disso, nunca ouvi falar em endereçamento de arquivos por atalho de teclado no VirtualDJ. Até porque é uma coisa meio maluca. Por exemplo, se vc tem 400 músicas no seu computador, é impossível que você consiga decorar o atalho para cada uma delas.

É pra isso que existe o campo de pesquisa, certo? E também existem os recursos de pasta filtrada, onde vc cria critérios de seleção para "separar" automaticamente as músicas no seu HD. Obviamente, para isso é necessário que suas músicas estejam muito bem catalogadas, caso contrário os filtros não poderão se aplicar a todas elas.

Acho que você está se referindo a um comportamente NORMAL do programa. O VirtualDJ NÃO TRABALHA diretamente com o arquivo, como faz o windows explorer. O navegador do VirtualDJ trabalha com endereçamento remoto, ou seja, cada vez q vc clica numa pasta que tem um arquivo de áudio ou vídeo o programa grava dados referentes àquele arquivo em um banco de dados (database ou DB). Você pode chamar estes dados que o programa grava de "atalhos para a música" se quiser. Se no futuro vc precisar carregar o arquivo em um deck, ao clicar sobre o mesmo no navegador do programa, com base nos dados gravados o programa busca aquele determinado arquivo no seu HD e o carrega na memória do computador. Com isso o programa realiza as operações de navegação e transporte de faixa muito mais rapidamente. Para o usuário, nada disso transparece, mas é um processo essencial para que o programa responda mais rapidamente aos comandos dados.

É claro, se vc realizar alguma operação (por exemplo, mudar a música de pasta) e não atualizar o banco de dados, o programa não localiza determinado arquivo quando vc pedir para carregá-lo, neste caso o VirtualDJ não vai achar a faixa q vc quer tocar - mas note, por um erro do usuário e não do programa. É por isso que o VirtualDJ 7 tem recursos de manipulação direta de arquivos (mover, apagar) para caso vc precise fazer uma operação destas, use dretamente o programa e o banco de dados será automaticamente atualizado.
 

Mensajes Sun 23 Jan 11 @ 6:55 pm
não

você pode copiar um arquivo e colar um atalho para ele em lugar de criar uma cópia dele. o VDJ reconhece esse atalho e identifica o arquivo na ponta do atalho. (ctrl + c e criar atalho)
se vou montar um playlist isso é útil pois no lugar de copiar toneladas de musicas selecionadas para um diretorio apenas crio os atalhos para elas. isso economina gigas de espaço redundante no hd.
 

Mensajes Wed 26 Jan 11 @ 2:59 pm
Speedy53PRO InfinityStaffMember since 2008
Insisto que o que vc está descrevendo é um comportamento normal do VirtualDJ, como já escrevi acima.

O programa funciona assim:

O VirtualDJ cria automaticamente "atalhos" para todos os arquivos que estão em seu HD à medida q vc vai navegando por suas pastas, através do browser do VirtuaDJ. O que vc vê no browser do programa são estes "atalhos" e não arquivos "de verdade". Quando você navega pelo VirtualDJ, vc está navegando em uma estrutura "falsa" criada à imagem e semelhança do que já existe na sua máquina.

O VirtualDJ não faz NENHUMA cópia de arquivos em uma pastinha paralela, nada disso. Ele só gerencia estes arquivos usando "atalhos" pra manipulação (ou transporte) de arquivos ficar mais fácil.

O conjunto de "atalhos" criados pelo prgrama se chama DATABASE (ou banco de dados). A estrutra "falsa" do VirtualDJ está neste database, ele é um arquivo xml que fica gravado em meus documentos/virtualDJ, ou no raiz do HD caso usando dispositivo externo (um HD com case USB por exemplo). Se vc abrir o database, vc verá a cada linha em branco, um conjunto de dados, estes dados são os q aparecem no browser do programa, e cada arquivo tem um conjunto de dados ou "atalhos" que identificam suas características (endereço, tamanho, tipo, etc.).

Quando vc clica e arrasta qualquer coisa da área do browser para o deck (ou dá duplo clique) o programa acessa o arquivo que está na ponta deste "atalho" e carrega ele na memória. Melhor dizendo, o programa lê o endereço pra onde o atalho está apontando, e busca o arquivo para carregá-lo na memória.

Para nós, esse processo é invisível, parece q estamos navegando no windows explorer, normalmente. Mas tudo é feito do modo q eu descrevi.

Mas não é possível copiar e colar estes atalhos em outras máquinas, como se copia um arquivo. Só é possível usar um database de uma maquina em outra caso as estruturas de pastas e arquivos de ambas máquinas sejam idênticas.

Por isso é recomendável sempre que possível usar um HD externo para armazenar as músicas, pois basta espetar o HD em outra máquina com VDJ e o programa reconhece (notä: desde que versões compatíveis).

Como já disse, estes atalhos servem de referência para toda a parte de "manipulação" no VirtualDJ. Criação de pastas de favoritos, pastas filtradas, etc. etc. Então, a montagem de playlists no VirtualDJ é feita usando estes mesmos atalhos. À direita do seu browser existe um painel chamado PLAYLISTS, basta vc arrastar os arquivos da região central do browser pra este painel e pronto, sua playlist está montada.

Temos todos estes detalhes explicados no manual do programa, que temos em português neste mesmo fórum. Procure-o nos primeiros tópicos.
 

Mensajes Wed 26 Jan 11 @ 7:02 pm
Speedy, eu acho que entendi o que ele quis dizer, mas nao vi um motivo pratico para fazer isso.

Ele esta criando, pelo Windows Explorer um atalho de uma musica, aquele arquivo .lnk. Com isso ele consegue, utilizando este atalho do Windows carregar a musica no Virtual DJ. Pelo que entendi, uma forma de separar as melhores musicas e não precisar fazer uma cópia delas novamente no objetivo de se criar um playlist.

Bom, acho que foi isso.
 

Mensajes Wed 26 Jan 11 @ 7:37 pm
Speedy53PRO InfinityStaffMember since 2008
Blue, se for isso ele tá fazendo uma coisa redundante, eu acho.

O arquivo "lnk" criado tem basicamente a mesma função do "atalho" que o VirtualDJ já cria automaticamente. No caso, ele está tendo trabalho para montar algo que já é feito pelo programa.

O segundo ponto reside na alegação de q ele faz isso pra facilitar acesso a playlists. Como já disse, isso tbm é feito pelo programa, e com uma vantagem: os playlist montados podem ser gravados em arquivos M3U que podem ser utilizados pelo próprio VirtualDJ para reprodução futura. Nas opções do playlist temos lá uma que serve para GRAVAR o playlist.

Ou seja, se ele montou um playlist e quer fazer exatamente o mesmo set em outro lugar, basta acessar o playlist salvo anteriormente, as músicas estarão TODAS lá. É só mixar...

É claro, desde q ele não tenha modificado o arquivo mp3 original de lugar, se vc muda a estrutura de arquivos os "atalhos" perdem a referência de endereço - igual ocorre com o lnk - e o playlist não servirá pra nada. Tbm não adianta simplesmente copiar o arquivo playlist e as músicas em um pen-drive, vai dar erro do mesmo jeito, EXCETO ele deixe no pen-drive exatamente a mesma estrutura de pastas q ele tem no HD de onde ele puxou as músicas quando fez o playlist. De novo, se usando um HD externo isso fica muito mais fácil.

Um teste: acesse meus documentos/virtualdj/tracklisting e clique sobre qualquer um dos playlists, as músicas aparecerão na hora. E se os endereços ainda forem válidos, basta carregar no deck.
 

Mensajes Wed 26 Jan 11 @ 7:54 pm
é blue, é isso. só qeu eu não uso o explorer.
e tbm não gosto do sistema de gerenciamento de arquivos do VDJ.
uso outro soft que me permite gerenciar os arquivos mais rapidamente.
 

Mensajes Thu 27 Jan 11 @ 10:16 am


(Los tópicos y foros antiguos son automáticamente cerrados)