Ingreso rápido:  

Forum: Portuguese Forum

Tema: RMX & Sonorização Dolby 5.1

Este tópico es antiguo y puede contener información incorrecta para la nueva versión.

garioliHome userMember since 2011
Olá amigos,

Alguém poderia me ajudar ?

Tenho um sistema de som Dolby 5.1 (Home Theater Amplificado) de 350 RMS por canal, e teria como conectar ao Console RMX ?

Já fiz uma série de combinações, mas o som não sai legal. O Home Theater tem 3 pares de entradas RCA, sendo: (Front Right + Front Left), (Rear Right + Rear Left) e (Subwoofer + Center).

Creio que para funcionar redondo, 100% Dolby, na traseira do RMX deveria ter 3 pares de saídas, e só tem duas RCA (1-2) e (3-4).

Existiria alguma situação, ou alguma adaptação, em que eu poderia ligar o HT ao RMX, para ter uma melhor sonorização, ou mais próxima ao Dolby, ou quem sabe com 100% Dolby ?

Utilizo o HT em locais pequenos.

Forte abraço.
 

Mensajes Sat 02 Jul 11 @ 5:44 pm
Equipamentos de DJ são feitos para funcionarem em sistemas estéreo. Para funcionar em Dolby somente é possível utilizando simulação do Dolby que converte canais estéreos em um sistema 5.1. Para isso ligue a saída da controladora (1-2) em entradas estéreo também, como CD ou Video Cassete. O certo é que o som saia em duas caixas, como direita e esquerda. Para funcionar em todos os canais somente com simulação com dito acima.

Procure no seu HT a opção de alterar o som para Dolby Pro-Logic I ou II.
 

Mensajes Sat 02 Jul 11 @ 5:59 pm
Speedy53PRO InfinityStaffMember since 2008
Só um complemento à grande resposta do blueeyesdf.

O buraco é mais embaixo quando falamos sobre som "100% Dolby". Não é assim tão simples.

Obter 100% de qualidade sonora é coisa de audiófilo, que é apaixonado por fidelidade sonora. Isso significa ouvir na sua casa exatamente o mesmo som, da mesma forma e com a mesma qualidade do som que foi mixado pelo técnico de áudio na mesa de som do estúdio. Em sistemas caseiros é muito difícil obter isso sem um investimento considerável em equipamentos e sistemas de AF de alta qualiidade e desempenho.

Além disso, o público alvo dos DJs pouco se importa com uma "percepção sonora tridimensional de alto realismo", que é o motivo da existência do Dolby Surround. O simples fato das pessoas não ficarem paradas na pista torrna muito difícil esta percepção 3D. Às vezes, despender esforço para conseguir isso não trará resultados expressivos para sua audiência. A não ser que você seja dono de um cinema...

Se você chegou à conclusão que precisa mesmo um som 100% 5.1 Dolby Digital Surround, terá que conseguir 3 coisas:

  1. Obter algum áudio comprimido ou não em algum formato que mantenha a distribuição original em 5.1 canais Dolby Surround System
    Como já escrito pelo blue, é certo que você encontrará muitas limitações para ouvir um som "5.1 100% Dolby" e a primeira é o modo de gravação do áudio das tracks que utilizamos. Sistemas 5.1 utilizam 6 canais de áudio e a esmagadora maioria das tracks são fornecidas com somente 2 canais - o bom e velho estéreo, inventado em 1957 e aperfeiçoado pelo Dolby Laboratories em 1972.

  2. Conectar seu equipamento usando saídas/entradas digitais
    A esmagadora maioria dos controladores com placa de som, bem como a Hercules RMX, são limitados pois realmente só propiciam saídas analógicas estéreo. Mas fiz uma pesquisa e achei alguns controladores Allen&Heath (linha Xone modelos 4D e DX) que apresentam uma placa de som com saída própria que possibilita som 3D digital 5.1 ou superior. Talvez hajam outros no mercado.
    Mas ao invés de vender um rim pra comprar um controlador destes, tenho outra sugestão, que talvez se aplique: você pode simplesmente não usar a placa da RMX e usar algo que é muito comum em notebooks - uma saída digital de áudio.
    Usando VirtualDJ Pro Full e o Advanced Audio Config, se alguma de suas placas de som possuir uma saída digital (SPDIF ou HDMI audio) você poderá conectá-la ao seu HT e utilizá-la para MASTER, e manter os canais 3&4 de sua RMX para pré escuta. Saídas HDMI que possibilitem áudio são mais comuns, mas conectores SPDIF podem ser mais difíceis de achar.

  3. Não usar simulações de áudio
    Ao ativar a simulação 5.1 em sua placa de som ou no seu HT você talvez perca a fidelidade, mesmo se o som original provir de uma fonte verdadeira 5.1. Isso não quer dizer que o som ficará ruim, mas a fidelidade não será 100%.

 

Mensajes Sat 02 Jul 11 @ 10:08 pm
garioliHome userMember since 2011
Amigo Speedy,

Vou te dizer uma coisa, creio que vc esteja na profissão errada, ou seja, como DJ vc é um excelente diplomata, pela fôrça de persuasão !

Brilhante a sua exposição sobre o assunto, em em decorrência dos fatos, vou deixar a coisa como está mesmo, viu !

Realmente, quem está na pista não está precocupado com o tipo de áudio, e sim com a qualidade e desempenho do animador.

Valeu Blue pela dica, mas como reportei acima, vou deixar como está.

Muito obrigado pela atenção e forte abraço.
 

Mensajes Sun 03 Jul 11 @ 11:18 am


(Los tópicos y foros antiguos son automáticamente cerrados)