Ingreso rápido:  

Forum: Portuguese Forum

Tema: Hercules RMX / mapeador / VDJ [TÓPICO FECHADO] - Page: 1

Esta parte del tópico es antigua y puede contener información incorrecta para la nueva versión.

cmg70PRO InfinityMember since 2009
Vi um vídeo no youtube que mostra o RMX controlando o Traktor.



Interessante notar que ao se pressionar o botão “Scratch” não apenas as funções do jog wheel mudam , mas de quase todos os demais botoes, uma solução inteligente para a utilizacão de situações “live”, conferindo mais agilidade e evitando o uso do “mouse”.

Minha duvida: há algum mapeadro que faça o mesmo com o VDJ? Em caso positivo, como posso fazer para obtê-lo e configurá-lo?

Obrigado

Claudio

[Alterei o post para que o vídeo possa ser visualizado diretamente no fórum. ;) Speedy53]
 

Mensajes Sat 27 Mar 10 @ 4:05 pm
cmg70PRO InfinityMember since 2009
ja achei a resposta (é só inserir novos mappers e alterar respectivamente em "config" no VDj).
obrigado
 

Mensajes Sat 27 Mar 10 @ 7:31 pm
Speedy53PRO InfinityModeratorMember since 2008
Vamos deixar claro que customização de mappers não é esclusividade do Traktor. Claro que vc não teve nenhuma intenção de comparar os 2 produtos, mas achei necessário ressaltar que o VirtualDJ também tem ótimas ferramentas de customização para controladores.

E que, apesar o conteúdo do post logo acima deste, não é possível ter 2 mappers para o mesmo equipamento operando simultaneamente no VirtualDJ.

É claro que você pode definir outro mapper a ser utilizado pelo programa para definir funções do seu equipamento e consequentemente alterar funções de algumas teclas. Basta inserir na pasta meus documentos/virtualdj/mappers e na pasta meus documentos/virtualdj/devices os novos arquivos de mapeamento para o controlador (sim, existem 2 arquivos responsáveis pelo mapeamento de qualquer controlador). O programa reconhece os arquivos imediatamente, não dependerá de selecionar nada, e entenderá que este mapper é "prioritário" e não usará o mapper default do controlador que já é fornecido na instalação do VirtualDJ.

O ato de selecionar o mapper em CONFIG > MAPPERS somente possibilita visualização do que cada tecla faz e também alterações no mapper selecionado.

Para o Hercules RMX, temos neste link todos os mappers que existem no site. Cada mapper tem uma diferença operacional em relação ao outro, vc pode testar todos e verificar qual melhor atende ou se ajusta melhor à sua necessidade. Basta ler (e entender) a descrição que cada autor deixou para explicar as funções do mapper. E não se preocupe em colocar os arquivos na pasta certa, pois o programa de instalação faz isso para você.

Mas uma das coisas mais interessantes do VirtualDJ é exatamente esta maleabilidade para customização. Isso permite que o usuário faça o que quiser com as funções do controlador.

Fazer com que ao apertar um determinado botão, a função de outro botão do controlador mude não é tão difícil. É possivel customizar isso em CONFIG > MAPPERS alterando a função dos botões. Através de uma função em VDJ script, usando uma linguagem um pouco mais complexa, você pode fazer isso. Por exemplo vou citar a função do BOTÃO 1 = FX1 no mapper da Hercules MK2 e sua relação com o botão SELECT.

SELECT
função: cycle 'djc' 3
Isso significa que que este botão controla uma variável chamada 'djc' e a cada vez que for apertado, esta variável assume um valor: 0 - 1 - 2 (3 valores) em um ciclo ininterrupto

BOTÃO 1 = FX1
função: var 'djc' 0 ? effect select -1 : var 'djc' 1 ? hot_cue 1 : loop_half
aqui temos as 3 funções que este botão pode realizar e que irão depender do valor da variável 'djc' (cada função é separada por ":")
se a variável 'djc' for igual a 0, este botão irá mudar o efeito a ser aplicado no deck, selecionando o efeito que estiver na posição diretamente abaixo do efeito anterior.
se a variável 'djc' for igual a 1, este botão irá definir o hot cue 1 (o cue 1 será definido imediatamente no ponto em que a música estiver).
se a variável 'djc' for igual a qalquer outro valor além de 0 e 1 (só resta o 2) a cada vez que for apertado, o valor do número de batidas do loop cai pela metade até o último valor definido pelo programa (1/8).

Você pode fazer a mesma coisa, o que cada botão do controlador vai fazer só depende da sua criatividade. E claro, entender bem de VDJ script. Para isso, você pode usar este link (em inglês), que contém uma excelente explicação sobre esta linguagem, que é usada nos mappers e nas skins do VirtualDJ.
Atenção: para jogwheels, pode ser necessário alterar o arquivo de definições do controlador.


 

Mensajes Sun 28 Mar 10 @ 9:58 pm
cmg70PRO InfinityMember since 2009
Speedy obrigado e parabéns pela sempre rápida resposta.

OK não é possivel utilizar dois mappers ao mesmo tempo para controlar o mesmo equipamento simultaneamente, mas talvez exista a possibilidade de utilizarmos 2 controladores (via 2 portas USB) simultaneamente - ou seja, enquanto um controlador é responsável por determinadas funções do VDJ o outro controla outras funçoes, já que é possível utilizar o RMX E o teclado ao mesmo tempo - eu utilizo. Isso seria uma saida.

Contudo, o teclado serve apenas para as teclas - não para os knobs (botoes de giro - como do treble por exemplo). Agora, acho também desnecessário (e pouco pratico) comprar outro equipamento...

Não tenho tanto conhecimento da linguagem de programação dos mappers e o problema (para mim, pelo menos, que sou leigo - vou ler com calma o link do VDJ script que voce sugeriu) é que sinto falta de mais knobs no RMX - por exemplo, para os efeitos (que utilizam um ou dois knobs, dependendo do efeito). É muito mais prático utilizar os knobs ao invés do mouse. Nao gosto da ideia de substituir os knobs do gain ou do treble pelos knobs de efeito - uma solucao meio "porca" que encontrei.

Um dos mappers que voce indica dá essa alternativa de uma forma melhorada uma vez que substitui os jog por um knob (justamente o 1 ou 2 dos efeitos). Entretanto, me pareceu um tanto o quanto complicado definir as funcoes utilizando o "key learn" neste mapper.

O ideal seria algo do tipo: Ter as definicoes padrao no mapper original (ou configuradas via "key-learn" como eu quero, muito pratico, intuitivo e mais facil que o VDJ script) e, ao pressionar, por exemplo, "scratch" no RMX, conseguir configurá-lo utilizando o "key-learn" novamente apenas para as funções que são utilizáveis enquanto o "scratch" está aceso (aí sim eu conseguiria incluir outras funcoes tais como as dos knobs para os efeitos).

tks

CMG
 

Mensajes Mon 29 Mar 10 @ 7:41 pm
Speedy53PRO InfinityModeratorMember since 2008
É plenamente possível utilizar 2 mappers de controladores diferentes ao mesmo tempo no programa. O uso do teclado não seria um exemplo tão bom, pois ele usa um outro protocolo de comunicação com o programa - o Herc RMX é um dispositivo MIDI e o teclado é um dispositivo HID. Mas tive um exemplo prático disso quando testei o Behringer DDM-4000 como controlador, pois ao mesmo tempo minha Hercules MK2 estava conectada ao computador. Era possível controlar o programa simultâneamente via Hercules ou via Behringer, ambos usam protocolo MIDI.

O key-learn e o action-learn são ferramentas muito legais para elaboração de mappers simples, do tipo "uma função para cada botão". E foi feita para usuários que tem controladores MIDI porém não mapeados "de fábrica" no VirtualDJ. De modo fácil, usando estas ferramentas, eles podem definir funções básicas ao seu controlador. E servem também para que qualquer usuário possa modificar funções básicas de botões de mappers existentes.

Uma função de controle que atribua duas funções a um mesmo botão com base no estado de um segundo botão é algo um pouco mais complexo, como você pôde observar acima. E este tipo de função deve ser digitada usando as sintaxes de VDJ script contidas no texto já mencionado. Não dá pra fazer nada parecido com action-learn.

No caso dos knobs de efeitos, que você usou como exemplo, seria necessário analisar a viabilidade de atribuir mais de 2 botões para esta tarefa. O número de controles por efeito não é fixo, alguns efeitos tem 2, 3 e até 5 ajustes. Isso quer dizer que se para um efeito vc precisa de 5 botões de controle, quando estiver usando um efeito que necesssite somente 2 os outros 3 botões perderiam a função. Por isso em geral todos os mappers tem somente 2 botões de efeitos mapeados, que seria o mínimo em um efeito normal.

 

Mensajes Mon 29 Mar 10 @ 9:05 pm
cmg70PRO InfinityMember since 2009
Acho que consegui algo mais inteligente do que minha "pig version" a partir do mapper original do RMX. Seguinte:

O que NÃO estiver detalhado abaixo, significa que suas funcoes originais do mapper do RMX foram mantidas ok?

botao 1 (de cada deck, 1 ou 2) = loop 4 no respectivo deck (1 ou 2)
botao 4 (de cada deck, 1 ou 2) = loop 8 no respectivo deck (1 ou 2)
botao 2 (de cada deck, 1 ou 2) = toca o efeito que estiver carregado no respectivo deck (1 ou 2)
botao 5 (de cada deck, 1 ou 2) = toca o sampler que estiver carregado no respectivo deck (1 ou 2)
botao 3 (de cada deck, 1 ou 2) = half loop no respectivo deck (1 ou 2)
botao 6 (de cada deck, 1 ou 2) = double loop no respectivo deck (1 ou 2)

gain (de cada deck, 1 ou 2) = knob do efeito 2 carregado no respectivo deck (1 ou 2)
balance = knob do efeito 1 carregado no respectivo deck (1 ou 2)

Essas alternativas me pareceram razoáveis, pois (i) nao uso praticamente o balance (tenho opcao de usar no amplificador ligado depois do controlador - RMX) e (ii) nao uso tambem os knobs de gain (temos os sliders "Vol. Deck A" e "Vol. Deck B" no RMX).

Simples e (para mim) eficiente.

Pronto, agora ficou bem mais interessante que o Tracktor.. e mantendo o "eq_high" dos dois decks!

Acabei aprendendo como o VDJ "lê" o mapper. Bem interessante.

Obrigado pela ajuda.

Claudio
 

Mensajes Wed 31 Mar 10 @ 1:39 pm
Speedy53PRO InfinityModeratorMember since 2008
Parabéns pela iniciativa ao buscar uma solução para pesonalização do mapper de sua RMX.
 

Mensajes Wed 31 Mar 10 @ 8:29 pm
djtblHome userMember since 2010
ola estou quase jogando no mato o meu HERCULES RMX, instalei ele no W7 toda hora tarva a musica ou da uma paradinha.... to pensando em testar o traktor, mas nao tenho ideia de como instala-lo pois nao sei onde encontrar o arkivo TKS (axo que e isso) pois toda vez que instalo nao consigo identificar o HERCULES..... ajundem este velinho que esta tentando se modernizar obrigado
 

Mensajes Sun 18 Apr 10 @ 4:56 pm
Speedy53PRO InfinityModeratorMember since 2008
Por favor, evite postar o mesmo problema em tópicos diferentes. Continue tratando este assunto onde Blueeyes está dando suas dicas. Obrigado.
 

Mensajes Sun 18 Apr 10 @ 5:46 pm
boas quem pode me ajudar! comprei uma consola hercules rmx quando estalei no pc nao consegui estalar os controladores nem os drives alguem pode me ajudar!
 

Mensajes Wed 09 Jun 10 @ 3:41 pm
 

Mensajes Wed 09 Jun 10 @ 3:53 pm
ola amigos...estou com um problema estou usando o VDJ 6.1.2 (CRACKEADO)...nao consigo colocar os efeitos no botoes certos, e nem consigo colocar um cdj no SOURCE...pois preciso soltar algumas musicas que esta em cd em muitos eventos...sera que algeum poderia me ajudar?...outra coisa tem como colocar a função SPLIT no headphone?...muito obrigado a todos!
 

Mensajes Sun 15 Aug 10 @ 7:12 pm
Speedy53PRO InfinityModeratorMember since 2008
Não posso garantir que as orientações abaixo funcionarão em sua versão ilegal pois ela por si só é o problema. Trata-se de um programa alterado por hackers, consequentemente a ocorrência de problemas é algo perfeitamente natural.

Considerando uma versão PRO Trial ou legalizada:

1 - Não entendi o que você quer dizer com "não consigo colocar os efeitos nos botões certos". O Hercules RMX tem mapeamento nativo no VirtualDJ, basta instalar drivers, plugar o controlador, iniciar o programa e pronto. Não há necessidade nenhuma em alterar o mapper deste equipamento.
Atualize seu driver do Hercules RMX para a versão mais recente, o link está 2 posts acima.
Caso você tenha feito alguma alteração no mapeamento e não saiba desfazer, acesse config > sobre e aperte o botão "retornar os ajustes iniciais". Se isso não funcionar, desinstale o programa, apague as pastas VirtualDJ que foram instaladas em "arquivos de programas"e "meus documentos", limpe registros (use o programa CCleaner) depois reinstale o programa.
Seu Hercules trabalha com o banco de efeitos, cada deck tem um banco com 6 efeitos. Recomendo usar uma skin que mostre estes bancos de efeitos, fica mais fácil gerenciar cada um deles.

2 - Sobre uso do source, basta conectar as CDJs nas entradas da traseira do seu Hercules e virar a chave deste canal (também na traseira) para LINE. Ao apertar o source1, o Hercules desabilita o deck1 do VirtualDJ e reconhece o áudio da CDJ. O mesmo vale para o outro deck. Neste modo, o controlador trabalha como um mixer. Você pode equalizar o sinal das entradas externas marcando a opção "apply eq on external inputs" em config > sound setup. Mas lembre-se, o controlador não funciona caso esteja desconectado do computador.

3 - Sobre o split CUE, acredito que esta função não exista no VirtualDJ. Infelizmente, ou você passa a usar um mixer externo com função SPLIT, ou então no modo convencional: deixe somente um lado do fone no ouvido esquerdo e retira o fone do ouvido direito para ouvir o MASTER.

Caso permaneçam problemas, considere voltar a usar sua versão LE ou então uma PRO Trial.


 

Mensajes Sun 15 Aug 10 @ 8:10 pm
O meu mapper acontece o mesmo na versão do virtal dj 6 em diante o butão de efeitos não funcionam corretamente, e até hoje não conseguir resolver, já na versão 5.2 eles ficam perfeitos.
 

Mensajes Wed 18 Aug 10 @ 12:15 am
Speedy53PRO InfinityModeratorMember since 2008
Caros, se vocês usam versões ilegais/piratas/crackeadas, por favor façam novos testes, porém atentem para os 3 detalhes abaixo:
  1. Use a versão TRIAL mais recente, versão pirata não é confiável, não dá pra garantir funcionamento de nenhum recurso
  2. Atualize os drivers do seu console, esta atualização é fundamental para que o Hercules RMX trabalhe corretamente na versão PRO 6
  3. Use uma skin que mostre o banco de efeitos, as skins próprias do Hercules RMX/Steel mostram este banco. Vocês podem se confundir ao usar uma skin que mostre somente um efeito e achar que é um problema do controlador/programa.

Caso vocês sigam as 3 medidas acima e o problema permaneça:
  1. Detalhar o problema é fundamental. Escrever que o console "não funciona corretamente" ou que você "não consegue colocar os botões no lugar certo" não diz nada. O que acontece exatamente quando vocês apertam os botões de efeito? Eles acionam o sampler? Ou acionam o loop? Quando você aciona o botão do banco FX1 ele ativa o FX2? Ou não acionam nada? Preciso saber o que ocorre, pois sem isso não dá pra dizer como consertar.
  2. Tirem um print da aba mappers, completa, pra que eu possa analisar como funciona o mapeamento em seus equipamentos. Pode ser que o comportamento dos botões de efeitos esteja relacionado com outro botão do console, o que tornaria isso um problema de operação, e não do programa ou do controlador.

 

Mensajes Wed 18 Aug 10 @ 7:03 am
Gostaria de ver os controladores compativeis com o VDJ mas ao clicar em config não aparece a aba controller alguem sabe porque?
 

Mensajes Sat 21 Aug 10 @ 1:36 pm
Este controlador é compatível?

[Alterei seu post e inseri um hyperlink na frase "este controlador". Speedy53]
 

Mensajes Sat 21 Aug 10 @ 2:18 pm
Speedy53PRO InfinityModeratorMember since 2008
Houveram mudanças drásticas na parte de mapeamento da versão 5 (que você deve usar) e a versão 6. A parte de mapeamento é feita na aba MAPPER, inclusive o de teclado. Baixe o manual em português da versão 6 neste link, para mais detalhes.

Não existe mais a aba controllers com aquelas figurinhas de controlador. Isso porque o VirtualDJ 6 é compatível com qualquer controlador que use MIDI. As funções básicas de qualquer controlador MIDI podem ser configuradas no VirtualDJ. Se for colocar todos, haja aba. Existem centenas de controladores compatíveis, acredito que todos os controladores do mercado trabalhem com padrão MIDI.

Mas existe uma diferença entre compatibilidade e possuir mapper nativo no VirtualDJ. Controladores que não possuem mapper nativo tem que ser mapeados manualmente, usando a ferramenta simple midi wrapper. Por outro lado, para controladores que possuem mapper nativo basta instalar os drivers e plugar, ao abrir o programa só é preciso configurar o sound setup, não precisa configurar nada de mapeamento. Você pode ver neste link a lista de controladores com mapper nativo, porém já alerto que está desatualizada, já vários outros foram acrescentados (como as CDJs 900 e 2000; Hercules MP3 E2 e Mk4; American Audio VMS4; entre outros).

O Hercules DJ Control MP3 E2 é compatível e possui mapper nativo. Ao comprar o controlador, é fornecida também uma versão LE/OEM do VirtualDJ. Pode ler, tá lá no detalhamento do produto do site que vc enviou.
 

Mensajes Sat 21 Aug 10 @ 9:09 pm
necro4Home userMember since 2011
aew galera vim aki pois vcs tão falando de configurar mapper enton tenhu uma duvida na verdade um problema, eu queria comfigurar os jogs da RMX de maneira em que o jog do deck 1 mecha no slider 1 do efeito enquanto o efeito estiver ativo e o jog do deck 2 mecha no slider 2 bom consegui somente so com o jog do deck 1 mas o deck 2 ta sendo uma dor de cabeça devido minha ignorancia alguem pode me dar uma luz ?

olha como esta configurado atualmente o jog

effect active ? wheel_mode & effect slider 1 : jog_wheel
 

Mensajes Sat 11 Feb 12 @ 6:23 pm
Speedy53PRO InfinityModeratorMember since 2008
Recentemente escrevi isso mas para a controladora Numar Mixtrack Pro. Muda a controladora, mas a função é a mesma. E você quase acertou... mas as coisas que você escreveu errado ferraram com seu mapeamento.

Speedy53 wrote :
Para utilizar o Jog como botão de parâmetro de efeito, exatamente como em um CDJ onde você ativa o efeito e o jog serve para "alterar" o som com base no efeito, basta acessar config > mappers, selecionar o mapeamento da Mixtrack, localizar JOGWHEEL no menu e inserir a função effect active ? effect slider 1 : touchwheel no lugar da função atual do jog da Mixtrack Pro. Assim, sempre que você aplicar um efeito, a função do jog mudará para alterar o efeito, e ao desligar o efeito o jog volta ao normal.


Você pode mudar a função do jog quando não estiver aplicando efeitos. Acima, o mesmo está definido como touchwheel, mas você pode alterar para jogwheel, se assim quiser. E escreva "jogwheel" e nâo "jog_wheel" ok?
 

Mensajes Sat 11 Feb 12 @ 10:54 pm
63%