Ingreso rápido:  

Forum: Portuguese Forum

Tema: Como faço para habilitar o crossfader do virtual DJ - Como fazer transição de vídeo usando timecodes

Este tópico es antiguo y puede contener información incorrecta para la nueva versión.

Amigos, como faço para habilitar o crossfader do virtual DJ, utilizando o meu mixer (timecodes). Obrigado, Abs
 

Mensajes Sat 01 Oct 11 @ 4:39 pm
Speedy53PRO InfinityStaffMember since 2008
Não é possível fazer isso caso você esteja usando em modo "external mixer" pois o mixer interno do programa está desabilitado.
 

Mensajes Sat 01 Oct 11 @ 5:18 pm
Oi Speedy, o que você recomenda, existe outra forma de fazer isso? Abs
 

Mensajes Sat 01 Oct 11 @ 6:01 pm
Speedy53PRO InfinityStaffMember since 2008
Não entendo sua necessidade em fazer o crossfader do mixer interno funcionar, é absolutamente desnecessário se usando mixer externo.
Enfim, se vc quer mesmo isso, venda seu mixer e sua interface e compre um controlador "all-in-one" com placa ASIO 4inx4out, como Hercules 4MX ou RMX. Somente com controladores MIDI é possível uso de timecodes através do mixer interno do VirtualDJ, consequentemente, usar o crossfader do programa.
 

Mensajes Sat 01 Oct 11 @ 6:59 pm
Oi Sppedy, eu utilizo vídeos e para mixar esses clips tenho que utilizar o crossfader do virtual DJ utilizando o mouse, pena que o mixer externo não funciona para essa finalidade. Obrigado. Abs
 

Mensajes Sun 02 Oct 11 @ 7:00 am
Mapeie o crossfader no teclado e deixe de usar o mouse. Acredito que será bem mais produtivo.
 

Mensajes Sun 02 Oct 11 @ 10:09 am
Speedy53PRO InfinityStaffMember since 2008
Hmmm... na verdade, o problema era outro. A questão deveria ser "Como fazer transição de vídeo ao usar timecode"... acrescentei no título do tópico ;^)

Caso você use os crossfaders associados, em config > video, desmarque a opção "video crossfader associado ao audio crossfader". Isso é importante para que não haja interferência do áudio no vídeo e vice-versa. Utilize somente atalhos para atuar no crossfader de vídeo, uma vez que o áudio já é tratado pelo mixer externo.

Você pode atribuir 2 atalhos de teclado para acionar o crossfader de vídeo com as funções video_crossfader +10% e video_crossfader -10%, sendo que o percentual pode ser modificado a gosto do usuário.

Eu utilizo transições automáticas. Acho mais prático do que atribuir atalhos para o mover crossfader de vídeo e ficar apertando pra fazer a transição ao mesmo tempo em que se move o fader do mixer. Como não uso Sync, é meio complicado atuar no pitch e tomar conta dos 2 faders ao mesmo tempo. Além disso, quando trabalhamos com timecode é importante uma opção como um atalho de teclado, que ligue e desligue a transição de vídeo automática. Caso contrário a transição se iniciará quando precisarmos realizar uma pré-escuta.

Adicione um atalho de teclado para a função video_transition. Este atalho inicia/interrompe a transição vídeo. Você pode também determinar o tempo da transição, por exemplo video_transition 2000ms (cada 1000ms = 1s). E proceda assim: durante a pré-escuta, mantenha a transição de vídeo desligada e, ao iniciar a mixagem de áudio, aperte o atalho que iniciará a transição. Se vc quiser manter a transição por um longo tempo, é só ir apertando o atalho pra ligar e desligar.

Alternativamente, em config > video, existe a opção "video crossfader automático", você pode também adicionar o atalho video_crossfader_auto para acionar este recurso e funcionará parecido com o outro modo. A diferença é que a transição não ocorre linearmente, ao iniciar a transição o fader se posiciona a 25 ou 75% em relação ao outro lado, e fica nesta posição até parar a reprodução do video a ser retirado.

Um cuidado particular é certificar-se que os decks selecionados para crossfader de vídeo (aqueles números ao lado do crossfader de vídeo) correspondam aos decks em uso para vídeo. Caso não sejam selecionados os decks corretos, as transições não funcionam, e dá-se a impressão que a transição não ocorre.

Ao atribuir atalhos de teclado, tenha o cuidado de verificar se a tecla escolhida já é mapeada. Você pode ganhar uma coisa e perder outra, se escolher trabalhar com teclas já mapeadas.

Existe um plugin chamado "random video transition" que muda sozinho a transição a ser usada a cada fim de fade do crossfader de vídeo, é muito útil neste caso mas o download só pode ser feito por usuários licenciados.

Meio complexo de decrever como funciona, mas vc pode testar o que melhor se aplica no seu caso.
 

Mensajes Sun 02 Oct 11 @ 10:31 am
okirdHome userMember since 2007
Boa noite Speedy53!
Uso um par de cdj 350 e mixer djm 350, consigo mixar o áudio do vídeo normalmente no crossfader só que o vídeo não mixa junto com o audio, muda a musica más o vídeo continua tocando até o final e depois muda para o outro video, só consigo fazer a transição de um vídeo para outro manualmente com o mouse ou teclado.
Já mudei algumas configurações nas opções de vídeo e mesmo assim nada, o problema é como você mesmo disse, além de ter que cuidar do crossfader do audio para fazer uma boa mixagem ainda ter que cuidar da transição de vídeo é complicado e a maioria dos vídeos sempre tem um tempo grande no início e final com imagem más sem áuido, não quero ter que editar todos os vídeos e tirar essas partes no final sendo que com o início não tem problema pois com o cue deixo o vídeo no ponto certo.
Outra dúvida, existe algum formato de vídeo ideal para trabalhar com o VDJ, tenho vídeos em todos os formatos e gostaria de padronizá-los caso tiver algum formato melhor.
Se tiver alguma dica aí favor me informar.
Desde já lhe agradeço!
 

Mensajes Fri 25 Nov 11 @ 4:48 pm
Speedy53PRO InfinityStaffMember since 2008
Siga as orientações já dadas neste tópico, no posto logo acima do seu. As transições automáticas são a melhor maneira de trabalhar no seu caso também, bem como qualquer outro caso em que no sound setup do VirtualDJ seja definida a opção "External Mixer".
Só posso acrescentar que o uso de um controlador MIDI no lugar do mixer é a opção mais interessante para controlar ambos faders.
Não há formato padrão para vídeo com VirtualDJ.
 

Mensajes Fri 25 Nov 11 @ 5:11 pm
Speedy53PRO InfinityStaffMember since 2008
Depois de algum tempo, percebi que há uma opção melhor ainda para realizar a transição de vídeo ao usar timecodes.

No meu caso, eu tenho um controlador Hercules que utilizo como placa de som para timecodes, e cada saída deste controlador é ligado a um mixer externo, uso a mesma configuração que todos utilizam (external mixer). Ou seja, a dica abaixo só se aplica se você estiver na mesma situação que eu, usando a mesma configuração.

Outra coisa que é preciso ficar bem claro é que um arquivo de vídeo tem 2 componentes que são codificados separadamente, um de áudio e um de vídeo. Portanto, o virtualDJ trata separadamente estes 2 componentes, é isso que possibilita o processo abaixo.

Então, eu realizo a transição do componente de áudio via mixer. O bacana disso é que posso usar loops e iniciar a transição do áudio antes da transição de vídeo, fica bem melhor uma vez que muitos vídeos são editados e trazem as versões "radio" das músicas.

Para fazer a transição do componente de vídeo, eu uso o crossfader do controlador. Porém mudei o mapeamento para que o crossfader do controlador somente interfira no crossfader de vídeo. Na verdade fiz algo um pouco melhor que isso. Eu alterei o mapeamento para que, caso hajam timecodes conectados ao programa, o crossfader do crontrolador seja associado unicamente ao vídeo crossfader, e caso não hajam timecodes o crossfader do controlador seja associado ao crossfader de áudio, que é a situação normal. Isso significa que o controlador funcionará normalmente caso não hajam timecodes. A função é get hastimecode ? video_crossfader : crossfader e deve ser mapeada no crossfader do controlador.

Ao usar o crossfader do controlador somente como crossfader de vídeo, a transição fica mais rápida, pois eu posso alternar rapidamente e seguidamente entre os 2 vídeos no ritmo do áudio. E se usando um efeito de vídeo chamado random video transition, fca ainda melhor pois as transições não se repetem, o corte de um vídeo para outro fica como se feito em um editor de vídeo.

Espero que tenham entendido.
 

Mensajes Mon 16 Jan 12 @ 4:09 pm
por que meu virtual dj que veio na minha numark mixdeck não me da a opção de "external mix", fazendo com que nfique tudo num canal só??
 

Mensajes Tue 13 Nov 12 @ 8:07 am
Speedy53PRO InfinityStaffMember since 2008
Registre o número de série do VirtualDJ LE fornecido com sua Mixdeck, do mesmo modo que você fez com sua Hercules MP3 e2, e depois entre no centro de downloads e baixe a versão LE atualizada para Mixdeck. Ela terá a opção "external mixer" no sound setup.
 

Mensajes Tue 13 Nov 12 @ 11:28 am


(Los tópicos y foros antiguos son automáticamente cerrados)