Ingreso rápido:  

Forum: Portuguese Forum

Tema: Fonte de alimentação x alimentação no cabo USB

Este tópico es antiguo y puede contener información incorrecta para la nueva versión.

Alguém por favor, saberia diferença de uma controladora com fonte de alimentação externa e uma com alimentação via USB?
 

Mensajes Mon 06 May 13 @ 4:02 pm
Speedy53PRO InfinityModeratorMember since 2008
A diferença: a controladora que tem fonte externa consome mais energia que a controladora alimentada somente por USB.

As portas USB dos computadores tem limitação severa de fornecimento de energia. E pra piorar, algumas vezes esta limitação é ainda maior pois outros componentes do computador estão "pendurados" na mesma rede que a USB, ou existem configurações para economia de energia habilitadas para aumentar a autonomia da batera (comum para notebooks e outros dispositivos móveis). Isso pode levar a falhas no desempenho do controlador quando o mesmo só usa a USB, pois a tensão e corrente da porta não são "fortes o suficiente" para suprir o consumo do equipamento. Isso explica porque em muitos casos, somente trocar o controlador de porta USB pode resolver problemas de desempenho.

Porém, controladores que usam somente USB como meio de alimentação tendem a ser mais estáveis e ter funcionamento melhor, por serem melhor integrados ao sistema como um todo.

Controladores que possuem muitas luzes consequentemente consomem mais energia que controladores que não tem luzes. Nestes casos, especialmente, se utilizam fontes de alimentação externa para que esta demanda maior de energia não resulte em prejuízo no desempenho do equipamento.

Existem muitos controladores que funcionam de maneira híbrida: são alimentados por USB mas podem também receber alimentação por fontes externas. Em alguns casos - se não me engano alguns Pioneer - o controlador possui um modo de funcionamento selecionável por chave que desabilita componentes que elevam o consumo de energia para que o mesmo somente dependa do USB para funcionar.

Ao utilizar uma fonte externa, o bom senso manda que a mesma seja ligada a uma fonte estabilizada de tensão/corrente (o bom e velho estabilizador) para impedir que as flutuações de energia de rede interfiram na performace do equipamento. Um no-break é a melhor solução, apesar de mais cara, pois além de estabilizar a tensão e corrente fornecidas ao circuito elétrico, ainda mantém seus aparelhos salvos no caso de uma queda de energia, que pode ter sérias consequencias para seu controlador e computador.
 

Mensajes Mon 06 May 13 @ 7:19 pm
Grande, valeu!
 

Mensajes Tue 07 May 13 @ 10:53 pm


(Los tópicos y foros antiguos son automáticamente cerrados)