Ingreso rápido:  

Forum: Portuguese Forum

Tópico: Não sei controlar o Bpm

Este tópico es antiguo y puede contener información incorrecta para la nueva versión.

Boa Narte.
Pessoal não sei como controlar o Bpm

Mensajes Sat 02 Dec 17 @ 11:15 am
Não entendi bem a pergunta. Qual a dificuldade?
Em geral o BPM é calculado automaticamente pelo programa, e o controle do BPM (unidade do andamento da música) é feito via pitch slider, isso se não estiver usando sync, onde o programa também faz tudo automaticamente.
Sua dúvida pode ser interpretada de duas maneiras:
Problemas ao acertar as músicas "de ouvido" - quando não se usa sync, a equiparação entre as batidas das duas músicas é feita manualmente. Existe uma técnica para isso.
Problemas com o beatgrid das músicas - por vezes o VirtualDJ erra o cálculo do beatgrid (os marcadores quadrados que ficam sob a forma de onda) e neste caso o automatismo se perde.
Se for algum destes casos, volte a postar com mais detalhes.
Se não for, explique melhor.

Tenho mesmo os dois problemas citados por ti na resposta anterior...

Problema para acertar música "de ouvido"
Eu acredito essa técnica de mixagem não seja possível ensinar via fórum, ajuste de pitch no ouvido depende de sensibilidade e treino. Neste caso eu recomendo que procure conselhos com um DJ amigo e tente agendar aulas com equipamentos reais, que não dependam de contagem de BPM, para apurar sua técnica.

Problema com erro no beatgrid
Para saber consertar o beatgrid de uma música se utiliza o Editor de BPM do VirtualDJ 8.
Não vou aqui dar detalhes de operação do Editor de BPM, para isso leia o manual do programa que lá estas informações são fáceis de encontrar.
Na maioria das vezes - para música eletrônica estamos falando de 95% dos casos - uma simples reanálise resolve o problema.
Para os 5% restantes existem 3 situações que ocorrem com mais frequência
1 - BPM apurado é o dobro do real, ou metade do real - em geral isso acontece em músicas com batidas quebradas, como R&B, New Jack Swing, Downtempo, Drum n' Bass, e outros gêneros. Nestes casos basta apertar o botão x2 ou /2 que o ajuste será feito.
2 - BPM é irregular - é o caso mais raro, muito comum em músicas gravadas antes do advento de baterias eletrônicas (70s, 80s) ou para músicas que intencionalmente variam o andamento durante a execução (megamixes, ou que tem transição de ritmo interno). E também o mais difícil de resolver, pois depende de ajuste de BPM variável. No BPM variável, a música é dividida em várias seções de BPM, que você define com vários marcadores ao longo da música, e estes intervalos entre marcadores são ajustados manualmente. Com isso, a cada seção será apurado um valor de BPM. A maior dificuldade neste caso é manter algo que chamo de "coerência da grade"... talvez já tenha observado que a cada 4 marcadores pequenos existe um marcador grande. No BPM variável é bem fácil perder esta métrica, portanto se exige um cuidado especial nesta situação.
3 - Compasso diferente de 4:4 - mais raro ainda que o caso anterior, se aplica em alguns gêneros musicais cujo compasso é diferente de 4x4 por exemplo jazz e valsa. Neste caso, o beatgrid VirtualDJ é inútil.

(Los tópicos y foros antiguos son automáticamente cerrados)